
Vírus – É o mais clássico de todos. Invade seu computador e “infecta” outros programas ou sistemas, procurando se multiplicar e se espalhar.
Cavalo-de-Tróia – O famoso “presente de grego” costuma se apresentar como algo curioso e interessante, através de fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint. É também conhecido como trojan, seu nome em inglês, e depende da ação do usuário para se instalar no computador. Por isso abra o olho!
Dialer – Esse programa se instala no computador sem o conhecimento do usuário que, utilizando o modem, faz ligações para números de tele-sexo e similares. O usuário termina pagando a conta.
Phishing – Esse tipo de “invasor” tenta enganar o usuário, por exemplo, com promessas milionárias solicitando que ele revele informações pessoais e senhas. Isso é feito usando sites ilegais ou emails que aparentemente parecem pertencer a determinada empresa ou instituição renomada no mercado. Tudo falso e você deve estar atendo e nunca arriscar.
Spam – Alguns emails já oferecem uma poderosa arma contra esse tipo de “invasor”, bloqueando o recebimento dessas mensagens. São emails com propagandas de produtos, de sites e mensagens de phishing, de sites pornográficos, dentre outros que fazem parte desse “invasor”.
Worm – A tradução para o português desse invasor é “verme” e o objetivo dele é se espalhar por uma rede, independente do computador ter um programa específico.
Rootkit – Esse “invasor” se instala no sistema operacional a fim de camuflar outros programas “mal-intencionados”. Ele ainda possibilita o domínio do computador por outro usuário não-autorizado.
Spyware – Instalando-se sem o conhecimento do usuário, esse “invasor” envia informações de uma máquina de um usuário para outras máquinas, podendo apresentar vários tipos. Desde aqueles que simplesmente monitoram a atividade on-line do usuário até aqueles que roubam senhas e informações pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
maceioalves@hotmail.com